sábado, 5 de julho de 2008

Nostalgia musical

Estava escutando o Hard Candy, CD novo da Madonna, uma de minhas cantoras preferidas. Se fosse há uns dez anos atrás, com certeza eu não estaria ouvindo este CD a essa hora (10 da noite), e muito menos em minha casa - sem antes comprá-lo.


Senti uma certa nostalgia. Quando mais nova, ir a uma loja de CDs era praticamente um evento. Normalmente era uma lista de três álbuns, um a ser escolhido. Tomava cuidado para não demorar muito escutando cada um. O vendedor podia não gostar. Eu costumava conferir trechos de mais ou menos 30 segundos. Às vezes, avançava o começo da música para conseguir ouvir o refrão.

É verdade que o conhecimento musical era mais restrito. Poucas bandas mereciam um lugar no meu porta CDs. O custo alto dos discos era o principal fator das poucas aquisições. CDs chegaram a ser um dos meus presentes favoritos de aniversário, natal, dia das crianças...

Carregar as músicas, só no discman. Ele era usado somente em viagens; pesava demais na bolsa para me acompanhar em outros lugares. Quanto pesa mesmo um mp3player?

Hoje em dia, a facilidade em baixar músicas fascina. O álbum nem foi lançado, e o single já corre na web. Apesar disso, a saudade daqueles tempos bateu...

(a discussão sobre os direitos dos cantores e os prejuízos das gravadoras vai ficar para outro dia... :)

Imagem: http://www.fotosearch.com.br/UNY716/u15399754/

4 Comments:

Secéu said...

É verdade Dani...Eu lembro quando ganhei um discman, e também sempre pedia pra minha dinda me dar algum cd que eu quisesse de dia das crianças ou aniversário...originais, claro. Beijããoo

ândria Halfen, said...

aaaaaaah super normal essa nostalgia em relação a isso..
Agora é lógico que é bem mais fácil o acesso e ainda bem! Mas antes era bem mais ''tocavél e palpavel'' e por isso parecia ser bem mais real e idolatrar um só ou uns poucos cantores era bem mais fácil, hoje são taaantos e bons que fica até dificil.. Tenho saudades tb de comprar cd e acompanhar pelas letrinhas as músicas.. e quando comprava um ORIIIGINAAAAAAL que n tinha letraaaaa.. aaaaaaaah aí era pra matar AUAHUAHAU

beeeijoca Dani!

david santos said...

Encontrei o blog da Ândria, um econtro muito casual e tenho andado a ver os seus blogs favoritos, escusado será dizer, que neste momento estou no blog dela para espreitar os blogs seus preferidos, estou espantado! Pois só tenho encontrado boa qualidade. Este é mais um.
Parabéns.

MaxCirne said...

Mesmo com a facilidade de baixar na internet, ainda não perdi a mania de ir em uma loja e comprar aquele CD original. Vale muito a pena experimentar escutar 30 segundos de cada música para decidir se vai levar ou não o CD. De qualquer maneira, acabo deixando esse privilégio apenas para artistas de qual sou fã. O preço anda cada vez mais alto. Tá difícil mesmo.
Gostei da pauta, me fez pensar. Deu vontade de amanhã passar na Studio ou na Multishow. Só para dar uma olhada.
Beijo